O Brasil


O Brasil


O Brasil é o maior país da América do Sul e da região da América Latina, sendo o quinto maior do mundo em área territorial (equivalente a 47,3% do território sul-americano) depois de Rússia, Canadá, China e Estados Unidos, e o terceiro maior da América, com uma área total de 8 515 767,049 quilômetros quadrados (km²), incluindo 157 630 km² de água.


É o sexto em população com mais de 210 milhões de habitantes. É a segunda economia da América (atrás apenas dos Estados Unidos) e a oitava maior do mundo. É o único país na América onde se fala majoritariamente a língua portuguesa e o maior país lusófono do planeta, além de ser uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas, em decorrência da forte imigração oriunda de variados locais do mundo.


A maioria dos brasileiros descende de povos indígenas do país, colonos portugueses, imigrantes europeus e escravos africanos. A língua oficial do Brasil é o português, que é falado por quase toda a população e é praticamente o único idioma usado nos meios de comunicação, nos negócios e para fins administrativos.


O Brasil tem um sistema denso e complexo de rios, um dos mais extensos do mundo, com oito grandes bacias hidrográficas, que drenam para o Atlântico. Os rios mais importantes são o Amazonas (o maior rio do mundo tanto em comprimento – 6 937,08 quilômetros de extensão – como em termos de volume de água – vazão de 12,5 bilhões de litros por minuto), o Paraná e seu maior afluente, o Iguaçu (que inclui as cataratas do Iguaçu), o Negro, São Francisco, Xingu, Madeira e Tapajós. Delimitado pelo oceano Atlântico a leste, o Brasil tem um litoral de 7 491 km. O país faz fronteira com todos os outros países sul-americanos, exceto Chile e Equador.


O Brasil é um dos principais celeiros do planeta, sendo o maior produtor de café dos últimos 150 anos. É classificado como uma economia de renda média-alta pelo Banco Mundial e um país recentemente industrializado, que detém a maior parcela de riqueza global da América Latina.


Como potência regional e média, a nação tem reconhecimento e influência internacional, sendo que também é classificada como uma potência global emergente e como uma potencial superpotência por vários analistas. 


Os maiores aglomerados urbanos do Brasil são as cidades de São Paulo (com 21 656 301 habitantes), Rio de Janeiro (12 777 959), Belo Horizonte (5 178 131), Recife (4 056 323) e Brasília (4 012 896).


Sua atual Constituição, promulgada em 1988, concebe o Brasil como uma república federativa presidencialista, formada pela união dos 26 estados, do Distrito Federal e dos 5 570 Municípios.


Já considerado como o melhor destino turístico do mundo em 2014, o Brasil tem entre os destinos mais procurados a Floresta Amazônica, praias e dunas na região nordeste, o pantanal no centro-oeste, as Cataratas do Iguaçu no Paraná, as praias no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, turismo cultural e histórico em Minas Gerais e viagens de negócios em São Paulo.


O Brasil tem sistema de saúde pública, o Sistema Único de Saúde (SUS), que é gerenciado e fornecido por todos os níveis do governo, sendo o maior sistema do tipo do mundo.


A matriz energética brasileira é baseada em fontes renováveis, sobretudo a energia hidrelétrica e o etanol, além de fontes não renováveis como o petróleo e o gás natural. O Brasil possui a segunda maior reserva de petróleo bruto na América do Sul e é um dos produtores de petróleo que mais aumentaram sua produção nos últimos anos. O país é um dos mais importantes do mundo na produção de energia hidrelétrica.


Com uma rede rodoviária de cerca de 1,5 milhão de quilômetros, sendo 212 798 km de rodovias pavimentadas (2010), as estradas são as principais transportadoras de carga e de passageiros no tráfego brasileiro.


A música brasileira engloba vários estilos regionais influenciados por formas africanas, europeias e ameríndias. Ela se desenvolveu em estilos e gêneros musicais diferentes, tais como música popular brasileira, nativista, sertaneja, o samba, choro, axé, brega, forró, frevo, baião, lambada, maracatu, tropicalismo, rock brasileiro e a bossa nova, tocada e conhecida mundialmente por sua beleza e graça na voz de um dos seus criadores, Tom Jobim.


A literatura brasileira formou-se a partir do Modernismo e suas gerações as primeiras escolas de escritores verdadeiramente independentes. São dessa época literária grandes nomes como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector e Cecília Meireles.


A cozinha nacional brasileira varia de acordo com a região e é marcada pela preservação das diferenças regionais. Os exemplos são a feijoada à brasileira, considerada o prato nacional do país; a caipirinha feita de cachaça, o doce de brigadeiro e os alimentos regionais, como beiju, feijão tropeiro, vatapá, moqueca, polenta, pão de queijo e acarajé.


O futebol é o esporte mais popular no Brasil. No automobilismo, pilotos brasileiros ganharam vários campeonatos mundiais de Fórmula 1: Emerson Fittipaldi, em 1972 e 1974; Nelson Piquet, em 1981, 1983 e 1987 e o lendário Ayrton Senna, em 1988, 1990 e 1991.

Share by: